segunda-feira, 29 de Abril de 2024  15:33
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Cannelones de Cogumelos com Molho Bechamel

Cannelones de Cogumelos com Molho Bechamel

Cozer os cannelones, escorrer e dispor numa toalha de cozinha. Ligar o forno a 200º. Untar um prato de ir ao forno. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
15-12-2014

Universidade de Aveiro celebra 41 anos de vida.


A cerimónia comemorativa do 41.º aniversário da Universidade de Aveiro está marcada para esta segunda-feira, às 15h30, no Auditório ...

A cerimónia comemorativa do 41.º aniversário da Universidade de Aveiro está marcada para esta segunda-feira, às 15h30, no Auditório da Reitoria. Na ocasião vai ser entregue o Prémio Literário Aldónio Gomes, os prémios e bolsas de estudo aos melhores alunos e vai ser assinado um protocolo de colaboração com a Caixa Geral de Depósitos.

A cerimónia de celebração do 41º aniversário da UA vai contar com intervenções do Reitor, Manuel António Assunção, do presidente da Associação Académica da UA, André Reis, e de Philippe Pierre, sobre o tema “International-Associated Laboratories: a potent lever for bi-lateral collaborations, a case example: Molecular cross-talks between stress and immunity reveal new targets to control inflammatory and neurodegenerative diseases”.

O detentor da Cátedra Ilídio Pinho em Neurociências da UA, Philippe Pierre (juntamente com Evelina Gatti), é imunologista, diretor de investigação no Centre National de la Recherche Scientifique (CNRS) em França, e responsável por várias descobertas relacionadas com as células dendríticas.

Um dos protocolos assinar na sessão envolve a Caixa Geral de Depósitos. O protocolo traduz-se num donativo anual à UA para apoio e incentivo aos estudantes, materializado em fundos e bolsas de apoio social e em prémios de estímulo ao estudo, na promoção do empreendedorismo e da excelência de atividades empresariais com origem na instituição. Mas também tem como destinatárias iniciativas de investigação científica e tecnológica, reconhecidas nacional e internacionalmente.

O outro protoloco relaciona-se com a doação do espólio de Antoine Sibertin-Blanc (1930-2012). Parisiense de nascimento, mas radicado em Portugal desde 1960, Sibertin-Blanc é considerado a personalidade mais estruturante da vida organística portuguesa no século XX.

Os cursos de licenciatura, criados nas universidades de Aveiro e Évora foram implementados e regidos por antigos discípulos de Sibertin-Blanc. Em 1999 o organista e professor foi agraciado pelo Presidente da República, com a comenda da Ordem de S.Tiago da Espada, em cerimónia de 10 de junho, em Aveiro.

Às 17h30, na Livraria da UA, vai ser descerrada a placa do Auditório Mestre Hélder Castanheira, antigo diretor de serviços sociais que faleceu.

O Concerto de Natal e de Aniversário da UA realiza-se na Sé de Aveiro, às 21h30, pela Orquestra Filarmonia das Beiras, com a participação das solistas Isabel Alcobia e Helena Caspurro e a direção de António Vassalo Lourenço.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®